Mauricio de Sousa assume cadeira na Academia Paulista de Letras

São Paulo - Na noite desta quinta-feira, 12 de maio de 2011, o desenhista e empresário Mauricio de Sousa toma posse na Academia Paulista de Letras. O criador da Turma da Mônica, composta por alguns dos mais conhecidos personagens de histórias em quadrinhos pelos brasileiros, ocupará a cadeira de número 24.

Mauricio é o primeiro quadrinista do mundo a fazer parte de uma academia de letras e ocupará o lugar antes pertencente ao poeta e jurista Geraldo de Camargo Vidigal, morto em agosto do ano passado. Lá, ele se imortalizará ao lado de nomes como Ruth Rocha, Paulo Bomfim e Lygia Fagundes Telles.

"Além da honra de me sentar ao lado de luminares da literatura e intelectualidade, beber de suas luzes e inteligência, gostaria de atrair crianças e jovens para conhecerem a Academia e seus representantes", explicou o autor. "E, com estes, discutir eventos que possam rejuvenescer a casa com a presença dessas crianças, afinal, são eles os leitores ou futuros leitores das nossas letras - sem esquecer meu lado quadrinhos, que me trouxe até aqui e abriu caminho para minhas incursões também em livros".

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2008 com mais de cinco mil pessoas colocou Mauricio de Sousa como o décimo escritor mais admirado do Brasil em todos os tempos, ficando atrás apenas de nomes como Machado de Assis, Vinicius de Moraes, Jorge Amado e Paulo Coelho.

A recepção ao mais novo integrante do seleto grupo composto por apenas 40 membros - todos vitalícios - será realizada às 19h, pelo acadêmico Gabriel Chalita, que comentou: "ele trará o universo colorido da infância para a APL. Virá acompanhado. Mônica, Cebolinha, Horácio, Chico Bento e até o Bidu tomarão chá em nosso Areópago do Arouche".

Crédito: O dia Online