22/06/2010 - Poeta Paulo Bomfim recebe o Colar de Mérito Eleitoral Paulista

01 1 1 paulo bomfim colar 1 c6a63

O Poeta Paulo Bomfim, Secretário de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e autor do Hino da APAMAGIS, foi homenageado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, na data de ontem (22), no plenário da Corte Eleitoral paulista.

O homem que brada em versos o heroísmo dos paulistas e da Justiça paulista recebeu do TRE-SP a comenda Colar do Mérito Eleitoral Paulista por suas palavras e atitudes na Corte Eleitoral paulista. Como bem recordou o Presidente o Tribunal Regional Eleitoral, Des. Walter de Almeida Guilherme, o Centro de Memória Eleitoral de São Paulo (CEMEL) existe graças ao empenho do nobre Poeta.

Representando o TRE-SP, o Des. Antonio Carlos Mathias Coltro fez poesia sobre a trajetória de Paulo Bomfim com versos do próprio homenageado. O Magistrado afirmou que, não só pela produção literária, mas também pela ligação de Paulo Bomfim com o Judiciário, o Tribunal conferia a entrega do Colar.

"O que dizer desta tarde inesquecível que tem o dom de devolver a poesia ao Poeta? (...) Em que comemoro 70 anos de poesia", disse, emocionado, Paulo Bomfim, que declamou poema especial para a data e reconheceu o empenho de Colegas que o ajudaram a constituir o CEMEL.

A cerimônia foi encerrada pelo Presidente do TRE-SP, autor da homenagem. Durante sua fala, recordou as batalhas de Paulo Bomfim pelo resgate da memória política do Estado de São Paulo e, valendo-se da poesia de Octavio Paz, afirmou que "escrever um poema é decifrar o universo, só para cifrá-lo novamente", rendendo elogios ao Poeta das causas paulistas.

Durante a cerimônia, a Camerata da Polícia Militar executou as canções "Paris Belfort", sagrada como o hino da Revolução Constitucionalista de 32 - tema de muitas poesias do homenageado - e "O Milagre Paulista", composta por Paulo Bomfim.

Além dos integrantes do TRE-SP, compareceram à cerimônia o Presidente Paulo Dimas e o Conselheiro Sebastião Luiz Amorim, representando a APAMAGIS; o Presidente da Academia Paulista de Letras, José Renato Nalini; o Secretário-Adjunto da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, Gustavo Ungaro; o Secretário Municipal de Negócios Jurídicos, Claudio Lembo, entre outros.