Poeta Paulo Bomfim recebe homenagem do TRE-SP

O secretário de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), poeta Paulo Bomfim, recebeu nesta terça-feira (22/6) do presidente do Tribunal Regional Eleitoral paulista (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme, o "Colar do Mérito Eleitoral Paulista".

Falando em nome do Tribunal Eleitoral, o desembargador do TJSP Antonio Carlos Mathias Coltro mencionou episódios da trajetória do homenageado. “Não só pela produção literária de Paulo Bomfim, mas também por sua ligação com o Judiciário, esta corte lhe rende esta homenagem como forma de amizade e engrandecimento”.

O procurador Pedro Barbosa Pereira Neto discursou em seguida, em nome da Procuradoria Regional Eleitoral, e agradeceu ao “esmerado artífice das Letras” por seu legado. Na sequência, o advogado Marcelo Sampaio Soares ressaltou, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo, os serviços prestados pelo poeta ao TJSP.

Bomfim também falou. “Esta tarde tem o dom de devolver a poesia ao poeta; mesma tarde em que ele completa 70 anos de poesia.” Leu, ainda, poema de sua autoria exaltando a Revolução de 1932.

A cerimônia foi encerrada por Walter de Almeida Guilherme, que lembrou as contribuições do poeta ao TRE. “Convidado a elaborar o Museu Eleitoral Paulista, Bomfim concebeu mais do que um projeto, mas o resgate da memória político-eleitoral de São Paulo. (...) Poderia Paulo Bomfim, por tudo o que fez e faz, ter vaidade. Mas preferiu ser simples e ensinar-nos a pensar; ensinar-nos a viver”, encerrou o presidente do Tribunal Eleitoral paulista.

Assessoria de Imprensa TJSP – GM (texto) e AC (foto)